semintendes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
semintendes

Semintendes, página dos ex alunos SIC da Figueira da Foz
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 João Soldado

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
A. Pena

A. Pena


Número de Mensagens : 43
Idade : 71
Localização : Sarzedo - ARGANIL
Data de inscrição : 05/09/2007

João Soldado Empty
MensagemAssunto: João Soldado   João Soldado Icon_minipostedSex Set 21 2007, 16:48

Quem se lembra de uma letra e de uma música por sinal feitas por mim) em 1970 do JOÃO SOLDADO?
Rezava assim:

O pobre João
Anda a chorar,
Está sem tostão,
Vai Pr'ó Ultramar.

Matar é o lema,
Seja lá quem for...
Matem-se os pretos
São de outra cor.

João anda triste,
Pois não quer matar,
Mas logo lhe gritam:
- Toca a disparar!

Não vamos matar
Os pretos da terra
Vamos matar antes
Os que querem guerra.

Pois é...
À custa desta letra estive 2 anos sem pôr os pés em Coimbra.
Passo a contar:
Quando numa bela tarde de Maio de 1970, com a minha inseparável viola, cantei esta balada de intervenção no Salão Nobre do Seminário Maior de Coimbra, com a sala apinhada e a presença do ilustre Reitor Manuel Leal Pedrosa (que no final ficou com o rosto mais vermelho que um tomate), fui surpreendido com a interpelação de um indivíduo que já conhecia do C.A.D.C. (Centro Académico da Democracia Cristã) - o mesmo por onde tinha passado o António de Oliveira Salazar - coincidências !!! ... a perguntar-me se sabia o que tinha acabado de cantar. Com toda a convicção dos meus 17 anos disse-lhe que sim. Resposta do dito cujo indívíduo: - Olhe que não é bem assim. Tenha cuidado que as coisas não são como o senhor pensa. Calei. Fiquei mais pequenino que um grão de areia e fiquei a matutar naquilo que o fulano ma tinha dito.
Resultado: Como quem tem c... tem medo... estive 2 anos sem colocar os meus pézinhos em Coimbra com receio de ir parar com os costados a algum calabouço da PIDE/DGS.
Mas a história não acaba aqui.
Em Abril (25) de 1974 estava eu em Évora e, por força das circunstâncias e do lugar que ocupava na hierarquia militar, tive acesso aos arquivos da de boa memória PIDE/DGS. E qual não foi o meu espanto ao deparar com a minha ficha onde constava, entre outras coisas: REVOLUCIONÁRIO A SER CONTROLADO.
Moral da história: é graças a este espírito revolucionário (adquirido muito dele com o Chico Matos a ouvir Zeca Afonso - assim aprendi a tocar todas as músicas do Álbum «Cantares do Andarilho» e no Clepsidra) que hoje recordo estes factos da minha passagem por Coimbra.
Ir para o topo Ir para baixo
http://argus.no.sapo.pt/
ams

ams


Número de Mensagens : 36
Idade : 69
Data de inscrição : 08/09/2007

João Soldado Empty
MensagemAssunto: Re: João Soldado   João Soldado Icon_minipostedSáb Set 22 2007, 15:03

Lindo.
Também eu tive na tropa ligação especial á Comissão de Extinção da PIDE/DGS. Vi muito daquilo a que te referes. Alguns nomes conhecidos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
João Soldado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Padre João Castelhano

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
semintendes :: Histórias do SIC :: Coimbra-
Ir para: